Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

A Faculdade de Ciências Agro-Ambientais - FAGRAM, contempla as Normas Gerais do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI, comprometida com o processo de inclusão social, preocupa-se em proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Todos devem ter equidade de oportunidades na obtenção do conhecimento, relacionamento e direito à cidadania, com acesso a quaisquer cursos que a FAGRAM oferecer.

O objetivo geral do NAI da FAGRAM é implementar uma política de acessibilidade e inclusão, promovendo ações para garantia do acesso às pessoas com deficiência.

O NAI tem por finalidade inserir na realidade acadêmica/institucional a pessoa com deficiência, no que concerne à sua participação em quaisquer atividades ofertadas pela Instituição, de forma a permitir acessibilidade dentro das dependências da FAGRAM.

São objetivos específicos do NAI:

  • Implementar a política de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência na FAGRAM baseados nas orientações legais previstas;
  • Auxiliar na redução de barreiras estruturais, atitudinais, programáticas, pedagógicas e de comunicações, de acordo com as normas da ABNT – BR 9050:2004 e orientações legais previstas de ordem federal;
  • Promover ações que favoreçam a redução das desigualdades sociais, discriminação de pessoas e manifestação de preconceito, facilitando o convívio com a diferença e a diversidade;
  • Sugerir e fomentar a aquisição de tecnologia assistiva e comunicação alternativa;
  • Apoiar a comunidade de pessoas com deficiência da FAGRAM nas demandas relacionadas ao processo educativo inclusivo, bem como nas atividades laborais;
  • Buscar a garantia da segurança e da integridade física das pessoas com deficiência.
  • Estabelecer convênios com a rede pública ou particular para atendimento às demandas relacionadas ao atendimento especializado para o processo educativo inclusivo.

Documentos importantes

Regulamento geral

Regimento Geral do NAI

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