As opções de carreira incluem planejamento, gestão e regulação ambiental no setor privado e público e organizações não-governamentais, mediação e resolução de conflitos ambientais, além de consultorias.
O grande número de segmentos profissionais que pode potencialmente contratar analistas ambientais mostra que se trata de um mercado de trabalho aberto e em constante transformação. Outro aspecto relevante é o fato das projeções indicarem que se trata de um mercado de trabalho em expansão e com forte tendência de maior ampliação no futuro.
As possibilidades e perspectivas de inserção do profissional de nível superior em Tecnologia em Gestão Ambiental no mercado de trabalho são bastante elevadas, tanto no serviço público como no setor privado.
No serviço público as áreas de atuação do gestor ambiental estão relacionadas ao planejamento e monitoramento da qualidade do meio ambiente, com a realização de levantamentos, pesquisas, inspeções e aplicação de tecnologias para preservação, conservação e recuperação ambiental, bem como nos sistemas de abastecimento e tratamento de água e esgoto e sistemas de controle da poluição em geral. As atividades ligadas à indústria petrolífera se multiplicam por todo o estado, promovendo desenvolvimento à diversas regiões, nem sempre de forma planejada e sustentável. Neste sentido, o perfil do profissional formado no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental vem de encontro à necessidade de supervisão e monitoramento constante destas atividades (petrolífera e desenvolvimento urbano).